Menu

Roda de Conversa: Culinária Agroecológica

A culinária agroecológica acontece a partir de saberes tradicionais e afetivos, que contam a história de povos distintos, de territórios descentralizados, respeitando a diversidades de culturas.

Curador: Tulio Nobre. Produtor cultural, artista/pesquisador de manifestações culturais afro brasileiras, agroecologista.

Os participantes são Maria Fernanda, Ramonn Melo e Willian de Castro (Roots Ativa).

Maria Fernanda Ambuá é cozinheira vegetariana, pesquisadora livre, artista e ativista no âmbito da agroecologia. Atua pela @cozinha.ambua, plataforma em que compartilha suas produções e pesquisas diárias na cozinha. É também idealizadora e membro do @grupo.saliva, que conduz coletiva e colaborativamente pesquisas teóricas e práticas no âmbito da alimentação e interseções político-culturais diversas. Seu trabalho consiste da experimentação e educação do fazer culinário e do paladar a partir de ingredientes locais, sejam eles tradicionais ou não (pancs), com menor processamento possível e em atenção à sazonalidade. Com isso, deseja ampliar a possibilidade de uma alimentação em que se valorize a agricultura, as culturas alimentares e o meio ambiente na condução de uma saúde holística.

Ramonn Melo, natural de Jaboticatubas, apaixonado pelo cerrado e idealizador do projeto @taiobacozinha. Se sente agradecido em ofertar o que de mais precioso a terra nos dá, o alimento. A rede tecida por quem produz, quem cuida, quem cozinha e quem come, todos alinhados num consumo consciente, revoluciona a indústria de alimentos.

Roots Ativa O Coletivo Roots Ativa, com sede no Aglomerado da Serra na Vila nossa Senhora de Fátima, desde 2008 no Alto da Montanha, tem como princípio a cultura Rastafar I. Hoje ele está Atuando em 3 grandes frentes de trabalho. Cozinha I-tal Roots Ativa, a frente mais conhecida na cidade, produz e comercializa produtos saudáveis, como granolas, bombons de grãos, burgueres veganos, paçocas artesanais, tapioca e pastéis integrais. Spiralixo- que propõe soluções para tratamento dos Resíduos Orgânicos, produção e comercialização de minhocários, realizando oficinas de compostagem e construção de minhocários domésticos. Cultural, que é a realização de eventos, oficinas, encontros, hoje estão em fase final na construção Farmacinha Roots Ativa, um espaço voltado para o atendimento terapêutico e produção de tinturas, cosméticos, chás, banhos para a comunidade em geral.

Data

nov 06 2020
Expired!

Horário

18:00