Menu

Oficina: Introdução à Dança Clássica Indiana

A Oficina Introdutória à Dança Clássica Indiana dá uma visão geral aos participantes sobre a dança, focando no estilo Bharatanatyam. Os participantes poderão experimentar em seus corpos os diferentes movimentos da técnica da dança, como os movimentos de pescoço, olhos, mãos, pés, etc. Trabalharão também as posições básicas de pernas e braços, as expressões faciais, os diferentes padrões rítmicos utilizados, e terão uma breve apresentação teórica sobre os elementos que compõem a dança, especialmente no sentido de serem orientados sobre quais podem ser usados livremente e quais não devem ser usados em fusões etc, por uma questão de respeito à sua cultura de origem.

Carga horária: 3h

Ministrante: Kamalaksi Rupini (Karen Cristine Veloso) Kamalaksi Rupini é discípula de B. Bhanumati desde 2007, quando viajou para a Índia pela primeira vez para ir mais fundo no Bharatanatyam, que vinha estudando e praticando regularmente desde 2004 sob a orientação da professora Eliza Pierim. Uma das maiores referências da dança na Índia, Bhanumati ensina há mais de trinta anos e recebeu inúmeros prêmios por suas contribuições à arte e sua competência, sendo considerada a enciclopédia viva do Bharatanatyam. Kamalaksi também teve a oportunidade de aprender com outros grandes artistas como Janaki Rangarajan, Shivagami Vanka, Mithun Shyam e Anuradha Shindhe, e teve a oportunidade de morar na cidade mais sagrada para a dança indiana, Chidambaram, e aprender com Kanagambhujam, que é provavelmente a última devadasi (sacerdotisa do templo) ainda viva. Kamalaksi é graduado em Artes Cênicas, e possui mestrado em Artes. Ela escreveu em seu mestrado a dissertação “Dança clássica indiana de acordo com os mestres, as escrituras e os praticantes”.

Perfil dos Alunos: Público de todas as idades, gêneros, orientação sexual, etnia e espiritualidade, participantes do festival e demais interessados no tema.

Número de participantes: 25

Conteúdo Programático: Oficina prática com breve apresentação teórica e apresentação de aplicação dos movimentos.

Recursos Didáticos: Som

Data

nov 08 2020
Expired!

Horário

10:00